Ideias – a Permacultura contra a proletarização

designA proletarização acontece quando a ocupação de um artesão se torna parte do manual do usuário de uma máquina.

Dar significado às atividades humanas vai na direção oposta; simplificar e modularizar as funções da máquina de forma que possam ser usadas e mantidas pelo artesão.

Permacultura ajuda a criar esse processo, utilizando as ferramentas (biótica e abiótica) unitárias que permanecem  a construção de um ecossistema. A revolução 3D vai ajudar a ampliar o espectro tecnológico das ferramentas e funções que serão manuteníveis (em material e design) in situ.

A proletarização aconteceu particularmente durante a revolução industrial.

Ela acontece agora dentro das profissões qualificadas a traveis das normas tecnocráticas essencialmente definida em um papel de desempenho econômico et da evolução exponencial das tecnologias.

Tem proletarização quando o conhecimento é removido das mãos duma profissão e substituídas por processos automatizados ou normalizados. Por exemplo, quando um camponês é transformado em operário responsável pela aplicação de fertilizantes e pesticidas prescritos pela indústria agroquímica e tendo perdido todo o conhecimento biológico da terra e dos ecossistemas.

A capacidade a criar ou compreender, organizar e manter as ferramentas parece ser a única maneira de guardar o controle artesanato e agir como biólogo, arquiteto e designer de um ecossistema.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s