A proletarização acontece quando a ocupação de um artesão se torna parte do manual do usuário de uma máquina.
Dar significado às atividades humanas vai na direção oposta; simplificar e modularizar as funções da máquina de forma que possam ser usadas e mantidas pelo artesão.
Permacultura ajuda a criar esse processo, utilizando as ferramentas (biótica e abiótica) unitárias que permanecem a construção de um ecossistema. A revolução 3D vai ajudar a ampliar o espectro tecnológico das ferramentas e funções que serão manuteníveis (em material e design) in situ.
A proletarização aconteceu particularmente durante a revolução industrial.
Ela acontece agora dentro das profissões qualificadas a traveis das normas tecnocráticas essencialmente definida em um papel de desempenho econômico et da evolução exponencial das tecnologias.
Tem proletarização quando o conhecimento é removido das mãos duma profissão e substituídas por processos automatizados ou normalizados. Por exemplo, quando um camponês é transformado em operário responsável pela aplicação de fertilizantes e pesticidas prescritos pela indústria agroquímica e tendo perdido todo o conhecimento biológico da terra e dos ecossistemas.
A capacidade a criar ou compreender, organizar e manter as ferramentas parece ser a única maneira de guardar o controle artesanato e agir como biólogo, arquiteto e designer de um ecossistema.